Alerta: seu trabalho está correndo risco de vida!
Redatores estão sofrendo “acusações” de usar inteligência artificial, e daí?
Você trabalha com produção de conteúdo? Já usou alguma ferramenta de inteligência artificial para te ajudar? Qual foi o resultado da sua experiência até aqui?
Lá no LinkedIn, tenho observado diversos depoimentos frustrados de redatores que recebem acusações dos clientes de usar IA em seus textos.
E quer saber o pior de tudo? Esses clientes usam inteligência artificial para tentar identificar a aplicação de inteligência artificial nos textos que recebem – ferramentas que, todos sabem, não são 100% confiáveis.
Fato é que muitos estão gerando conteúdo com IA e distribuindo sem fazer o mínimo de revisão (já encontrei sites recomendando livros que simplesmente não existem!). E sobre isso, prefiro nem comentar, porque beira o amadorismo e a preguiça.
Mas, também é verdade que bons profissionais usam a tecnologia para acelerar e melhorar o próprio trabalho, sem terceirizar a responsabilidade.
E também é verdade que muitos redatores escrevem 100% do texto, palavra por palavra, e mesmo assim são acusados de terem aplicado inteligência artificial.
Agora pergunto: e daí? O que muda saber se alguém usou IA generativa ou não? A qualidade do texto é boa? O conteúdo é de qualidade e bem escrito? Tem todas as informações que precisam estar lá? Está usando a linguagem e identidade da sua marca?
Enfim, acredito que estamos apenas no início dessa briga desnecessária entre defensores e recriminadores da tecnologia que avança sem esperar as pessoas se acostumarem com ela.
Por fim, só decidi trazer esse assunto aqui porque, se você aceita um conselho, é hora de aprender a usar IA no seu trabalho e acompanhar o avanço das possibilidades que ela oferece. Afinal, quem não consegue surfar nas ondas do mercado de trabalho, se afoga – em pouco tempo.
Compartilhe seu ponto de vista sobre esse cenário: responda a pesquisa abaixo e pode me mandar um e-mail, se quiser.
Obs.: eu sei que minhas newsletters desapareceram do seu e-mail nos últimos tempos. E, sinceramente, não tenho explicação sensata para isso. Então, apenas peço desculpas, agradeço por continuar aqui comigo e garanto que não vou desistir de te enviar conteúdo e insights semanais sobre comunicação, se você me permitir. 💜
ATUALIZE
🔖 Notícias que você precisa ler
Regulamentação da inteligência artificial exige equilíbrio e sensibilidade, no CNJ.
A inteligência artificial vai matar o marketing de conteúdo?, no MundoRH.
Pesquisa do Instituto Reuters em 46 países confirma poder das mídias sociais como fonte de notícias, no MediaTalks.
DESFADIGUE
🎥 Série documental sobre gestão de crise
Para apreciar um bom seriado e aprender como gerenciar crises e melhorar a comunicação em equipe, assista Três Dias que Mudaram Tudo, da Netflix. É uma narrativa sobre o acidente nuclear de Fukushima Daiichi, no Japão. É possível entender como aconteceu esse desastre sem precedentes e como todos precisaram lidar com a crise política e o desespero de colocar milhares de vidas em risco.
EXPLORE
💡 Aprenda Comunicação e Marketing de Causas
Essa dica é especial para quem trabalha em uma organização sem fins lucrativos! Em julho, acontece a 15ª edição do Festival ABCR, a maior conferência da América Latina sobre captação de recursos. Quem se interessar, pode participar entre os dias 3 e 4 de julho, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP).
ME CONTA SE GOSTOU?
Ei, espero que você esteja gostando do que ofereço nas newsletters. Como sempre, sinta-se livre para falar comigo. É só enviar dúvidas, sugestões ou novas ideias respondendo este e-mail. E não esqueça de visitar o blog e o Instagram, além de se inscrever no meu canal no YouTube também.
Um beijo e até a próxima news! 😘