🎊 Você já fez post pessoal no perfil da empresa?
Aconteceu um caso recente, bem carnavalesco, que acabou sendo divertido (ou não)
O clima de Carnaval está no ar há dias, certo? 🎊 E agora que estamos oficialmente no fim-de-semana da folia, acho válido falar sobre um acontecimento recente.
Uma profissional que cria conteúdo para uma marca famosinha, e que adora o Carnaval, foi curtir com os amigos. Lá, ela decidiu mostrar a alegria da turma nos stories do Instagram.
Só teve um probleminha… Ela postou na conta da empresa.
Aí gerou um burburinho danado:
Será que a empresa vai aproveitar esse conteúdo que viralizou?
Por que a profissional não tem um celular corporativo?
A empresa vai criar uma Política de Uso das mídias?
O resultado é que ela continua na empresa e a marca decidiu continuar a brincadeira, surfando na onda do marketing gratuito. Mesmo com alguns dizendo que isso poderia até terminar em demissão por justa causa.
👀 Mas e a questão de oferecer equipamentos para os funcionários? Hein?
Quem trabalha com mídias sociais sabe. Muitas empresas exigem que você faça um trabalho bem feito, mas não oferecem as ferramentas de trabalho necessárias para isso.
Já tem até vagas de emprego exigindo que o profissional tenha computador próprio para realizar o trabalho (já vi várias!), especialmente quando são vagas remotas.
Essa história toda me fez lembrar algo que aconteceu comigo…
Quando eu era apenas uma assistente de comunicação, o dono da empresa me chamou e disse que haveria um evento e ele gostaria que eu fizesse a cobertura.
No início fiquei feliz da vida! Mas depois entendi que ele tinha descoberto que eu gosto de fotografia e, por isso, sugeriu que eu levasse a minha câmera para fazer fotos.
Por incrível que pareça, mesmo na inocência da juventude, eu perguntei se ele se responsabilizaria pelo meu equipamento caso algo ruim acontecesse (porque não estava nem disposto a pagar um táxi) e ele disse que não poderia ter essa responsabilidade.
Então, expliquei que eu não aceitaria registrar o evento naquelas condições.
Simples assim.
Ele contratou um fotógrafo freelancer e eu continuei trabalhando na empresa até sair para uma outra oportunidade, por vontade própria mesmo.
Ou seja, se tem empregadores que acham normal o funcionário usar o próprio computador, ou a própria câmera, então oferecer um celular só pra pessoa cuidar do Instagram da empresa nem passa pela cabeça deles.
Como sua empresa lida com as ferramentas e equipamentos de trabalho?
ATUALIZE
🔖 Algumas notícias da semana
Mark Zuckerberg pede desculpas às famílias pelo impacto das mídias sociais nas crianças (Exame)
Sebastião Salgado completa 80 anos como maior fotógrafo do mundo (Band)
Como o Google quer apoiar projetos jornalísticos de emissoras de TV (Meio&Mensagem)
DESFADIGUE
🌴 Do seu jeito…
Eu sei que o Carnaval é diferente para cada um. Eu, por exemplo, sou do tipo que foge da folia. Mas muitos aqui devem gostar. E eu não consegui ter ideias para você “desfadigar”, porque cada um tem sua preferência. Então, fica minha recomendação: faça o que te agrada e descanse sua mente (seja festejando ou ficando em casa). Bom Carnaval! 🎉
ME CONTA SE GOSTOU?
Ei, espero que você esteja gostando do que ofereço nas newsletters. Como sempre, sinta-se livre para falar comigo. É só enviar dúvidas, sugestões ou novas ideias respondendo este e-mail. E não esqueça de visitar o blog e o Instagram, além de se inscrever no meu canal no YouTube também.
Um beijo e até a próxima news! 😘