Alguma vez na vida, você já aproveitou o Dia da Mentira para assustar alguém com histórias inventadas? Como a outra pessoa se sentiu? Talvez, depois de tudo esclarecido, todos tenham se divertido e dado boas risadas. O problema é quando a mentira vira rotina.
Essas mentirinhas podem ter grandes consequências. E você sabe disso. Mentir pode ser prejudicial tanto para quem está mentindo, quanto para quem é enganado. Ou seja, a justificativa de que “uma mentirinha não faz mal a ninguém” é mentirosa.
O pior cenário acontece quando a mentira é escondida e planejada para influenciar opiniões alheias, confundir pessoas e encobrir fatos e informações sérias. Neste caso, as fake news e todo conteúdo de desinformação são bons exemplos que nos assombram diariamente; não só hoje.
Eu penso que a mentira pode ser uma expressão de egoísmo, um desejo de evitar responsabilidades, ou uma falta de respeito pelos outros. É, com certeza, a pior maneira de se comunicar. Mas parece ser quase impossível se livrar disso. Porque mentir é humano.
Algumas mentiras são justificáveis para manter as interações sociais saudáveis e mais leves. Como, por exemplo, quando mentimos sobre o sabor de uma refeição para não magoar quem a preparou.
Por outro lado, ao mentir criamos uma falsa impressão da realidade que pode gerar sérios conflitos no futuro. E quando as pessoas são enganadas, podem se sentir traídas e perder a confiança em que mentiu para elas.
Portanto, sejamos honestos uns com os outros, hoje e todos os dias. É a melhor maneira de construir confiança e respeito!
ATUALIZE
🔖 Algumas informações relevantes para você
Engajamento de colaboradores é apontado como um dos desafios para 2022
Rússia proíbe Facebook e Instagram por 'atividades extremistas'
DESFADIGUE
📖 Um livro sobre mentiras
E já que o assunto do dia são as mentiras, deixe-me indicar uma leitura interessante. O economista comportamental Dan Ariely explora como as pessoas são frequentemente desonestas, no livro A (honesta) verdade sobre a desonestidade. O autor revela que a mentira corre desenfreadamente nas relações pessoais e profissionais. Boa leitura!
EXPLORE
🔍 Descubra como surgiu a comunicação
Tem um vídeo bem legal no meu canal no YouTube com uma introdução sobre como surgiu a comunicação. Faz exatamente um mês que publiquei e está fazendo sucesso. Por isso, vim recomendar aqui, caso não tenha visto e queira aprender como nossos ancestrais criaram a comunicação. Mas, se preferir, também tem um post lá no blog, para você ler sobre a história da comunicação humana. Espero que goste!
ME CONTA SE GOSTOU?
Ei, espero que você esteja gostando do que ofereço nas newsletters. Como sempre, sinta-se livre para falar comigo. É só enviar dúvidas, sugestões ou novas ideias respondendo este e-mail. E não esqueça de visitar o blog e o Instagram, além de se inscrever no meu canal no YouTube também.
Um beijo e até a próxima news! 😘