😥 Precisa criar e não sabe como começar?
Ter uma estrutura de conteúdo pode salvar o seu dia!
Recentemente estudei sobre maneiras de produzir melhores vídeos para meu canal no YouTube e me deparei com um dos métodos de George Blackman.
Ele escreve roteiros para grandes youtubers e, de verdade, o que ele explicou aqui pode ser aplicado na produção de qualquer tipo de conteúdo.
Desde que não seja um vídeo de dancinha, receitas, dicas banais ou coisas do tipo.
Funciona assim…
Antes de começar a escrever qualquer coisa que seja (roteiro de vídeo, carrossel, post de blog etc.), responda às perguntas:
Alvo: quem é o público, como essas pessoas estão se sentindo, qual problema estão enfrentando e quais medos têm por conta desses problemas?
Transformação: o que vai mudar na vida do público, quais os benefícios do seu conteúdo e quais recursos você oferece para praticar o que aprendeu?
Aposta: o que está em jogo se a situação atual não mudar (o que as pessoas perderão/sofrerão) e qual a consequência de não mudar?
Só atenção aqui: parece simples, mas não é.
Você precisa realmente reservar tempo para pensar sobre isso e colocar tudo no papel. Se não conseguir responder às perguntas, talvez você precise melhorar sua proposta de conteúdo, ok?
E depois que você responder tudo, ficará muito mais fácil de desenvolver qualquer coisa que precisar… Desde um texto simples, até uma campanha inteira.
Ficou difícil de visualizar como funciona? Vou dar um exemplo fictício completo…
Digamos que você precise, por exemplo, promover um curso online de culinária para iniciantes. Uma das melhores estratégias é criar conteúdo com valor educacional, ou seja, nada de “compre meu produto” e coisas desse tipo.
Então, podemos estruturar nossa conceitualização assim:
Alvo: pessoas que desejam melhorar suas habilidades culinárias, mas se sentem intimidadas na cozinha. Elas consomem refeições prontas ou delivery, sentindo-se frustradas por não conseguirem preparar comidas saudáveis e saborosas em casa. O medo é de continuar gastando dinheiro comendo fora e nunca desenvolver a confiança para cozinhar para si mesmas ou para os outros.
Transformação: elas aprenderão técnicas culinárias fundamentais com aulas online interativas, projetadas para iniciantes. Com receitas passo a passo, vídeos demonstrativos e suporte de chefs profissionais, ganharão confiança na cozinha. Assim, poderão preparar refeições deliciosas e nutritivas, impressionar amigos e familiares, e até mesmo descobrir uma nova paixão pela culinária.
Aposta: se não mudarem a situação atual, continuarão dependentes de opções menos saudáveis e mais caras, o que pode impactar negativamente a saúde e finanças a longo prazo. A falta de habilidades culinárias também pode levar a uma alimentação monótona e menos prazerosa. A consequência de não agir é perder a oportunidade de desfrutar dos benefícios de cozinhar em casa, como uma dieta mais equilibrada, economia de dinheiro e satisfação pessoal.
Percebeu como dá para resolver os problemas do seu conteúdo escrevendo apenas três parágrafos?
Depois você consegue até usar as mesmas informações dessa conceitualização para criar os textos que precisar. Pode testar aí e depois me conta se funcionou ou o que acha melhor ajustar para aprimorar seu processo de criação de conteúdo.
P.S.: se você leu a newsletter da semana passada, deve estar se questionando por que eu levei o assunto para a cozinha de novo. E a resposta é: não faço ideia! 😅
ATUALIZE
🔖 Recomendações de leitura…
As oportunidades geradas pela IA no marketing, no Olhar Digital
Google quer transformar busca com IA: agora é sobre explorar, não só responder, no B9
Noplace, a nova rede social feita para a geração Z, no Neofeed
Prompt da semana
Acho bom aproveitar a conceitualização que ensinei hoje para criar um modelo de conteúdo, que tal? Só não vale roubar a criar sua conceitualização com IA, hein? Se quiser ter resultado bom, tem que queimar os miolos mesmo e tirar da sua cabeça. Depois, pegue o que criou e jogue no ChatGPT (ou qualquer outra) com essa sugestão:
Crie um carrossel para Instagram com base nas orientações abaixo. O post deve ser envolvente, informativo e direcionado ao público-alvo, destacando os benefícios da transformação e as consequências da situação atual. Use linguagem coloquial e inclua perguntas retóricas. ___ [Inclua sua conceitualização aqui]
ME CONTA SE GOSTOU?
Ei, espero que você esteja gostando do que ofereço nas newsletters. Como sempre, sinta-se livre para falar comigo. É só enviar dúvidas, sugestões ou novas ideias respondendo este e-mail. E não esqueça de visitar o blog e o Instagram, além de se inscrever no meu canal no YouTube também.
Um beijo e até a próxima news! 😘