Você já se pegou em uma conversa onde a outra pessoa falava incessantemente, e você só conseguia pensar no que ia dizer em seguida? Ou ficava tentando adivinhar o que a pessoa diria?
Isso, querida pessoa, é um indicativo da falta de escuta ativa na comunicação. Ou seja, perdemos a chance de ouvir várias pessoas todos os dias.
E você sabe como isso impacta a sua vida pessoal e profissional, certo? Só para exemplificar: alguns estudos demonstram que a escuta ativa pode aumentar a produtividade em até 20% nas empresas.
Mas, mesmo assim, de acordo com uma pesquisa do The Workforce Institute, 86% dos profissionais sentem que não são ouvidos 'de forma justa ou igual' e 63% acreditam que a sua voz é ignorada pelo seu empregador ou gestor.
Isso é realmente preocupante, sabendo o que as empresas ganham quando valorizam a escuta ativa: engajamento, satisfação e retenção de colaboradores, além de melhorar o clima organizacional.
O problema, às vezes, pode ser tão simples como a vida tecnológica que levamos. Afinal, quem nunca se dispersou com uma notificação do WhatsApp aparecendo no meio de uma conversa, que atire a primeira pedra!
Agora, vamos um pouco mais fundo... O que estou prestes a dizer pode ser desconfortável, mas fique comigo. Acontece que somos, por natureza, egocêntricos. Dói um pouco ouvir isso, não é?
Mas pense: quantas vezes você já esteve em uma conversa apenas esperando a sua vez de falar? Como resultado, perdemos a essência da mensagem que a outra pessoa quer transmitir. Este é apenas um exemplo de uma série de barreiras que nos impedem de ouvir o outro: vieses pessoais, preconceitos, distrações etc.
Felizmente, há uma solução. É só praticar a escuta ativa! Então, decidi deixar algumas dicas:
Pratique a atenção plena: dedique toda a sua atenção a quem está falando.
Demonstre que está ouvindo: pode ser um simples aceno com a cabeça.
Não interrompa: espere sua vez de falar, mesmo que seja difícil para você.
Tenha empatia: tente entender os sentimentos e necessidades das pessoas.
Dê feedback construtivo: jamais responda com base em suposições.
Acho que esta é a newsletter mais longa que fiz até hoje, mas o assunto merece, né? Espero que tenha sido útil e que te ajude a abrir os ouvidos de quem precisa escutar mais.
Parafraseando um famoso ditado: "temos dois ouvidos e uma boca, então devemos escutar duas vezes mais do que falamos". Apenas tente e veja como pode melhorar suas relações.
ATUALIZE
🔖 Para você ler e se inspirar:
Experiência do cliente acontece antes da decisão de compra, Consumidor Moderno.
Copa do Mundo em 3 continentes: o desafio da comunicação e estratégia global, Mundo do Marketing.
Feedback e salário influenciam avaliação do ambiente de trabalho, UOL.
DESFADIGUE
🍿 Para estourar pipoca no fim de semana
Hoje não vou recomendar nenhum filme ou série específica. Mas vou deixar uma lista com os lançamentos da Netflix para este fim de semana. Para dar alguns exemplos, estão: Beckham, Lupin (Parte 3) e A Bailarina. Eu não sei você, mas já tenho um estoque de milho aqui em casa! 😅
ME CONTA SE GOSTOU?
Ei, espero que você esteja gostando do que ofereço nas newsletters. Como sempre, sinta-se livre para falar comigo. É só enviar dúvidas, sugestões ou novas ideias respondendo este e-mail. E não esqueça de visitar o blog e o Instagram, além de se inscrever no meu canal no YouTube também.
Um beijo e até a próxima news! 😘