É hora de humanizar a comunicação nas empresas 🧚♀️
Você produz para conquistar números ou para conquistar pessoas?
O alvo da sua comunicação pode estar no lugar errado
Hoje quero refletir junto com você. Alguma vez você já pensou ou sentiu que suas estratégias estão mirando mais em indicadores gordos do que em qualquer outra coisa? Eu já tive essa sensação incômoda diversas vezes.
Comecei a pensar sobre isso novamente e lembrei de diversos livros e textos que já li. Um deles, escrito por Ana Holanda, é o meu preferido e me fez tentar mudar meu estilo de escrever. Como uma boa jornalista, me ensinaram a ser imparcial e o mais objetiva possível. Mas, quando você não está escrevendo para um jornal, isso passa a não fazer tanto sentido.
Se você é jornalista (ou estudante) sabe bem do que estou falando. E, se você trabalha com marketing, o cenário pode ser um pouco diferente e talvez até pior – os indicadores falam muito mais alto.
Te convido a analisar de perto todo o conteúdo disponível na internet. Concordo com o texto de Tiago Belotte, quando diz que há muitos caracteres sobre nada e lives que poderiam ter sido stories. Isso no mundo digital, mas não se engane, o mesmo acontece fora da internet. Quem nunca participou de reuniões que poderiam ter sido um e-mail, ou palestras que poderiam ter sido um PDF?
Por isso, hoje deixo apenas esse convite à reflexão. Tente tirar o alvo dos números inflados e quantidades exibicionistas, para deixá-lo sobre as pessoas, entregando o que elas querem e precisam de verdade. É difícil, eu sei. Mas, não custa tentar, né?
ATUALIZE
🔖 Uma seleção de novidades comunicativas para você
Abraji lança canal para denúncias de ataques de gênero a profissionais de imprensa
80% dos brasileiros utilizam o WhatsApp para se comunicar com as marcas, aponta pesquisa
DESFADIGUE
✍ Reflexões sobre a escrita
A escrita é uma das minhas formas preferidas de comunicação. Essa é a origem da reflexão que propus aqui. Então, vou indicar um livro maravilhoso, para pensar sobre como criar textos. Sobre a escrita, de Stephen King. Talvez, você conheça o autor, mas nesse estilo de escrita ainda não. Apenas leia e relaxe.
EXPLORE
👩🏫 Curso gratuito sobre Jornalismo Científico
Essa dica vai especialmente para quem gosta (ou gostaria) de escrever sobre ciência. O Centro Knight da Universidade do Texas em Austin (EUA), oferecerá o curso gratuito (em português!) Jornalismo Científico: da pandemia à crise climática, como melhorar a cobertura de ciência, em quatro módulos semanais de 11 de outubro a 7 de novembro. Uma oportunidade para aprender as diferenças entre jornalismo científico e comunicação da ciência, boas práticas e muitas dicas. Espero que seja proveitoso!
ME CONTA SE GOSTOU?
Se quiser falar comigo, me contar alguma coisa legal, ou tirar uma dúvida, é só responder a este e-mail, tá? Espero que esteja gostando do que recebe aqui, mas estou sempre aberta a sugestões e novas ideias. Fique à vontade para me chamar, se quiser. E não esqueça de visitar o blog e o Instagram, além de se inscrever no meu canal no YouTube também.
Um beijo e até a próxima news! 😘