Deixe de servir o de sempre e comece a cozinhar suas estratégias
Por que servir pratos prontos se você pode se tornar chef da sua comunicação?
Em um dos estudos que li nessa semana – análise da Comunicação Interna na América Latina (publicado em 2023) –, um detalhe chamou minha atenção…
Os profissionais afirmam que não se preocupam com teorias de comunicação porque cada empresa é única e não é possível aplicar uma “forma” em todas elas.
Um dos participantes disse que…
“A comunicação interna é aprendida mais na prática do que na teoria, pois cada organização é um ser vivo único com diferentes habilidades, características, cultura e pessoas. Nesse sentido, acredito que a prática é mais relevante do que a teoria.”
Infelizmente, nenhum profissional brasileiro contribuiu para este estudo. Mas a nossa realidade não é muito diferente disso, concorda?
O seu dia a dia também é assim?
Lembro que eu nunca tive essa preocupação enquanto trabalhei em várias empresas, cuidando de Comunicação Interna e Endomarketing.
Mas não era apenas eu. Meus colegas, meus líderes, ninguém nunca levantou essa questão.
Sobre isso, os autores do estudo destacam que a desvalorização das teorias pode ser fruto do fato de que as atividades de comunicação interna são vistas como um campo técnico, ou seja, sem muita legitimidade acadêmica.
E eu gostaria de trazer mais uma questão para você refletir…
Profissionais de comunicação organizacional estão sempre apagando incêndios e não têm tempo de planejar, mensurar, nem mesmo estudar novos métodos e/ou processos, certo?
Então, que tal você começar a atuar de maneira diferente e se destacar nesse mercado?
Quanto mais o tempo passa, mais eu fico “viciada” em estudar. E confesso que eu gostaria de ter descoberto as coisas que sei hoje, quando eu era mais nova.
A única coisa que nos falta, de verdade, é motivação para aprender mais.
EU TE DESAFIO!
Pesquise e aprenda sobre qualquer das três sugestões que deixei abaixo, leve em sua próxima reunião de equipe e, claro, depois me conte o que aconteceu! 😉
Implementação de OKRs: aprenda como definir e medir objetivos claros para suas campanhas de comunicação interna. No site whatmatters.com (em inglês) há muita informação boa sobre a aplicação de OKRs em diferentes contextos.
Teoria dos Jogos: aplicar estes conceitos pode melhorar a negociação e o engajamento interno. Recomendo o livro A Arte da Estratégia.
Design Thinking: o design centrado no usuário pode ajudar a criar estratégias de comunicação inovadoras. Vou deixar uma sugestão de artigo acadêmico para ajudar.
E vou finalizar com a fala de outro participante do estudo, que resume a realidade de muitos de nós:
“Normalmente, não somos convidados para a cozinha; em vez disso, somos apenas convidados a servir os pratos.”
Mas você não precisa ficar só servindo! Arregace as mangas, pegue os ingredientes e comece a criar suas próprias receitas!
Porque servir é importante, mas criar o prato faz toda a diferença.
Eu espero que essa newsletter de hoje contribua (pelo menos um pouquinho) com a sua maneira de ver as coisas; com a sua maneira de se desenvolver profissionalmente.
ATUALIZE
🔖 Algumas notícias da semana
MEC anuncia preparação de projeto de lei para vetar celulares em escolas públicas e privadas, no G1
5 dicas de Marketing Digital para vender mais no Dia dos Namorados, no Mundo do Marketing
Prompt da semana
Já que falamos sobre como melhorar nossas práticas de comunicação nas empresas, me inspirei a criar o prompt abaixo. A ideia é montar um guia inicial de OKRs que você pode aplicar em reuniões com colaboradores ou em materiais informativos. Não esqueça de preencher as lacunas para ter respostas focadas para sua realidade. Espero que seja útil!
Desenvolva um roteiro de perguntas e respostas sobre OKRs para uma empresa no setor de [especifique seu mercado de atuação aqui]. Inclua perguntas que os colaboradores costumam fazer sobre [detalhe específico dos OKRs que você quer abordar, exemplo: “alinhar OKRs com projetos de desenvolvimento ágil] e crie respostas claras que ajudem a [objetivo, como motivar, engajar ou esclarecer; exemplo: “esclarecer o papel das OKRs na priorização de tarefas do time de comunicação interna]. Sugira maneiras de personalizar as respostas com exemplos práticos da sua rotina ou projetos atuais.
DESFADIGUE
🎬 A melhor série que assisti em 2024
Recentemente terminei de assistir à primeira temporada da série Pachinko e já comecei a segunda. Entrei em uma promoção para ter alguns meses de acesso grátis na Apple TV e recomendo que você tente também. Dá para ficar horas refletindo e conversando sobre todas as questões que surgem em cada episódio – não dá pra explicar, tem que assistir!
ME CONTA SE GOSTOU?
Ei, espero que você esteja gostando do que ofereço nas newsletters. Como sempre, sinta-se livre para falar comigo. É só enviar dúvidas, sugestões ou novas ideias respondendo este e-mail. E não esqueça de visitar o blog e o Instagram, além de se inscrever no meu canal no YouTube também.
Um beijo e até a próxima news! 😘