💡 Comunicação Externa não pode ser instintiva
Ela ajuda a conquistar clientes e fortalecer a sua marca!
Esse é um tema que parece simples, mas não é. Afinal, é por meio da Comunicação Externa que uma empresa se conecta com o mercado e com a sociedade.
Você sabe que eu tenho um canal no YouTube, certo? Aliás, passamos de 5 mil inscritos (yupiii)! E uma coisa me surpreendeu recentemente: a quantidade de pessoas que pediram para eu explicar o assunto – recebi muitos comentários!
Isso me fez perceber que, mesmo sendo um conceito básico, muitos ainda não têm total clareza sobre o que é Comunicação Externa e acabam agindo de maneira instintiva.
Por isso, eu trouxe esse assunto por aqui também.
Simplificando, Comunicação Externa é a troca de informações entre uma empresa e aqueles que estão fora dela – que não estão diretamente envolvidos com o negócio. Ou seja: clientes, potenciais clientes, investidores, parceiros e até mesmo a comunidade local.
E não podemos cuidar dela no “modo automático”. Porque é ela que ajuda qualquer organização a:
Construir uma imagem corporativa positiva;
Fortalecer a cultura organizacional;
Estabelecer relações duradouras com o público;
Demonstrar competência e profissionalismo; e
Conquistar destaque no mercado.
Por isso, cada mensagem e ação de Comunicação Externa precisam ser cuidadosamente planejadas e executadas.
Minha intenção é te convidar a refletir sobre como está a Comunicação Externa na sua empresa. É estratégica e planejada? Ou será que tem sido mais instintiva do que você gostaria de admitir?
Caso descubra que está tudo apenas sendo feito sem muito preparo, sugiro algumas ações para começar a melhorar a Comunicação Externa:
Conheça sua audiência: pesquise e crie personas.
Defina objetivos claros: seja específico e mensurável.
Seja autêntico e transparente: construa confiança.
Escolha os canais certos: adapte-se à preferência do público.
Meça e ajuste: analise métricas e adapte sua estratégia conforme necessário.
E, claro, não esqueça que mesmo que a Comunicação Externa seja importante, ainda há outros campos que não podem ser ignorados (interna, institucional, administrativa e mercadológica).
Portanto, o ideal é entender o conceito, mas dar preferência à Comunicação Integrada, combinado?
ATUALIZE
🔖 Algumas notícias da semana
O céu não é o limite: as lições de uma jovem liderança da Nasa, no Meio&Mensagem
YouTube faz alerta à OpenAI sobre usar seus vídeos para treinar a Sora, no Tecnoblog
'Crise entre Musk e STF pode acelerar regulamentação das redes sociais': o que diz imprensa internacional, na BBC Brasil
DESFADIGUE
📚 Já ouviu falar em Estoicismo?
Está na moda há tanto tempo, que acredito que você saiba um pouco sobre esta filosofia. Como eu gosto de beber direto da fonte, comecei a ler as cartas que Sêneca enviava ao seu aprendiz, Lucílio. Estou gostando demais e acho que, talvez, você possa ter uma leitura proveitosa também. Então, recomendo Cartas de um Estoico (volume I). Boa leitura!
EXPLORE
👩🏫 Comunicação e Emergências Climáticas
No início deste mês, a USP promoveu um seminário para discutir os desafios da comunicação no atual cenário do meio ambiente e os debates que acontecem nas mídias digitais. Se quiser conferir, a íntegra do evento “Do Comunicar ao Habitar: desafios epistêmicos da comunicação diante do Antropoceno e das Emergências Climáticas” está disponível no YouTube, neste link.
ME CONTA SE GOSTOU?
Ei, espero que você esteja gostando do que ofereço nas newsletters. Como sempre, sinta-se livre para falar comigo. É só enviar dúvidas, sugestões ou novas ideias respondendo este e-mail. E não esqueça de visitar o blog e o Instagram, além de se inscrever no meu canal no YouTube também.
Um beijo e até a próxima news! 😘