Comunicação e identidades cruzadas 🙅♀️
Cada vez menos pessoas se encaixam em tribos e grupinhos
O conteúdo cruzado que nos permite acompanhar o que bem quisermos
Quem lembra das tribos? Na escola, principalmente, alguns eram punks, outros emos, também tinha os CDFs, entre outros. E todos nós deveríamos nos encaixar em algum desses grupos.
Agora tudo mudou, a internet nos permite alimentar nossas várias personalidades, procurando receitas e aprendendo sobre neurociência ao mesmo tempo, por exemplo. Agora podemos encontrar informações novas graças ao conteúdo plural e cruzado que nos alcança pelos algoritmos e ou pelos nossos contatos pessoais.
Uma pesquisa recente da Google, em parceria com a Float, demonstra isso muito bem com opiniões de pessoas que consomem conteúdo no YouTube. Descobriu-se que 7 em cada 10 pessoas acreditam que a plataforma ajuda a descobrir algo novo. Muitas vezes, encontrando coisas que ninguém imaginaria em pesquisar, mas que foi sugerido e agradou.
E por que trago essa reflexão hoje? Porque quero que você dê atenção a este novo cenário onde uma mesma mensagem precisa ser construída de maneiras variadas, com linguagens diferentes, para canais diferentes etc. Isso, é claro, se o objetivo for atingir um grande número de pessoas.
Para reforçar essa ideia, encerro com um trecho do relatório da pesquisa. Anote para não esquecer: “Imersos em uma rede de interesses cada vez mais pontuais e temporários, ampliamos nossos horizontes e repertórios a cada novo conteúdo. Dessa forma, vamos transformando nossas atitudes — até mesmo nossas identidades.”
ATUALIZE
🔖 Você precisa saber...
Será que cola? Facebook pode mudar de nome para acabar com má fama
Estudo sugere usar estrelas para criar redes de comunicação pela galáxia
DESFADIGUE
📷 Fotografia criativa e inspiradora
Talvez você não saiba, mas eu adoro fotografia. E, recentemente, encontrei um fotógrafo para ganhar uma dose extra de criatividade no Instagram. Hugo Suíssas brinca com perspectiva em belos cenários europeus. Espero que goste!
EXPLORE
👩🏫 Aprenda de graça: Monitoramento e investigação de conteúdos digitais
O curso gratuito, organizado pela Abraji, está com inscrições abertas até o dia 03/11, neste formulário. São 28 horas de conteúdo sobre desinformação, monitoramento, verificação e narrativas. Tudo para capacitar profissionais de comunicação, jornalistas e estudantes. As aulas são online, assíncronas, e acontecem entre os dias 08 e 26 de novembro. E, olha só, com apoio do Google News Initiative, todos que cumprirem as etapas no prazo receberão certificados de participação e poderão se candidatar a uma vaga de residência no Projeto Comprova. Bons estudos!
ME CONTA SE GOSTOU?
Se quiser falar comigo, me contar alguma coisa legal, ou tirar uma dúvida, é só responder a este e-mail, tá? Espero que esteja gostando do que recebe aqui, mas estou sempre aberta a sugestões e novas ideias. Fique à vontade para me chamar, se quiser. E não esqueça de visitar o blog e o Instagram, além de se inscrever no meu canal no YouTube também.
Um beijo e até a próxima news! 😘