Como você lida com o Forrageamento Digital? 🐦
É hora de adaptar suas estratégias de comunicação e marketing!
Você já parou para observar um bem-te-vi? Este pássaro comum tem muito a nos ensinar sobre a evolução da busca de informações e, consequentemente, sobre nossa atuação como profissionais de comunicação.
🌳 Afinal, a natureza e o digital podem ser mais próximos do que imaginamos. Explico…
Assim como o bem-te-vi explora seu ambiente natural em busca de alimento (definido como forrageamento), nós também fazemos o mesmo no ambiente digital, mas focados em outro tipo de “alimento”.
Voamos de site em site, de post em post, em uma incessante busca por informações que saciem nossa curiosidade ou resolvam nossos problemas.
E vim aqui te contar que essa analogia não é apenas poética.
Recentemente, a Google divulgou um relatório que explora exatamente a maneira como buscamos informações no ambiente online, além de outros insights. E acredite, as implicações para nós, profissionais de comunicação, são enormes!
Recomendo que você faça o download no link e leia; são 100 páginas cheias de informações relevantes para quem trabalha com marketing. Mas, darei alguns exemplos.
🔍 A Evolução na Busca de Informações
Segundo o relatório, a maneira como as pessoas buscam e consomem informações está mudando rapidamente. E isso é crucial para entender como devemos nos comunicar com nosso público.
Hoje, não basta apenas estar presente online; é preciso estar presente de maneira estratégica, sabendo quando e como abordar nossa audiência, considerando em qual momento ela está: explorando, analisando ou está no “meio bagunçado de dúvidas”?
🛠 Como isso impacta nosso trabalho?
1️⃣ Adaptação Constante: o cenário digital está em constante mudança. Se não nos adaptarmos, corremos o risco de nos tornarmos irrelevantes.
2️⃣ Contextualização: entender o momento em que seu público está, seja na fase de "exploração" ou "avaliação", pode ser a chave para fornecer o conteúdo certo na hora certa.
3️⃣ Mensuração e Análise: com a evolução da busca de informações, as métricas que usamos para avaliar o sucesso também estão mudando. Isso exige uma reavaliação constante de estratégias.
Portanto, a lição que o bem-te-vi nos traz é valiosa: a necessidade de adaptação e evolução é constante, seja na natureza ou no mundo digital. Compreender a evolução na forma como as pessoas buscam informações pode nos dar ótimas inspirações e ideias para aprimorar nossas estratégias de comunicação e, assim, engajar nosso público de forma mais efetiva.
Espero que você faça bom uso das informações que trouxe dessa vez. E vou pedir licença para não recomendar mais nenhum outro conteúdo nesta newsletter, porque eu realmente acho que você deveria ler o relatório do Google, ok?
Como sempre, obrigada por estar aqui e te espero na próxima semana!
ME CONTA SE GOSTOU?
Ei, espero que você esteja gostando do que ofereço nas newsletters. Como sempre, sinta-se livre para falar comigo. É só enviar dúvidas, sugestões ou novas ideias respondendo este e-mail. E não esqueça de visitar o blog e o Instagram, além de se inscrever no meu canal no YouTube também.
Um beijo e até a próxima news! 😘