A falta de comunicação pode acabar em guerra?
Nunca pensei que veria um cenário crítico desse nível no mundo
Infelizmente, basta ligar a TV ou ler qualquer portal de notícias que o principal destaque será o mesmo: a invasão da Ucrânia pela Rússia. Eu fico até chateada de falar sobre isso, porque é realmente inacreditável ver um cenário de guerra em que diversas tentativas de comunicação estão sendo descaradamente ignoradas.
Putin simplesmente não quer ouvir nenhuma opinião que não seja a própria: “desnazificar a Ucrânia”. Semanas tensas antecederam a invasão. Diversos líderes mundiais tentaram fazer acordos, avisaram sobre consequências e pediram paz, mas nada disso teve efeito. E o pior de tudo é encontrar diversos países que apoiam esse posicionamento de guerra.
Agora pergunto, porque eu realmente não sei a resposta: o que fazer quando a comunicação não funciona e gera efeitos graves, como morte de inocentes? Continuar tentando conversar com alguém que simplesmente não quer ouvir? Apelar para a força?
Quando isso acontece em nosso meio social é fácil resolver. É só tirar a pessoa problemática da sua vida e pronto. Mas quando a pessoa problemática é um líder cheio de recursos e aparatos militares para fazer o que bem quiser, o que acontece?
Enfim, espero que isto seja resolvido através da comunicação e não da força. Acho que ninguém quer guerra, certo? Afinal, somos pessoas ou animais? Vamos todos manter nossos dedos cruzados para uma solução pacífica e com menos sofrimento, se é que isso ainda é possível. 😓
ATUALIZE
🔖 Importante você saber:
DESFADIGUE
🎶 Tente relaxar com música
Em momentos difíceis, eu sempre corro para os meus fones de ouvido. Acho que agora você deveria fazer o mesmo! Desconecte um pouco de tanta notícia pesada e conheça uma das bandas que eu mais gosto: Blackmore’s Night. É diferente de tudo o que você já ouviu, um folk rock em estilo renascentista bem relaxante. Espero que deixe seu dia mais leve!
EXPLORE
🌅 Arte indígena em exposição virtual
Está rolando um dos mais importantes eventos de arte digital do mundo e com ele uma exposição virtual bem interessante. Você pode conferir gratuitamente a mostra de arte indígena contemporânea Presente Ancestral Indígena, cheia de vídeos, fotos, desenhos e música. A curadoria foi feita por Tassia Mila, que é indígena pataxó-kiriri e aluna da Escola de Comunicações e Artes da USP. Vai lá ver, está bem legal!
ME CONTA SE GOSTOU?
Ei, espero que você esteja gostando do que ofereço nas newsletters. Como sempre, sinta-se livre para falar comigo. É só enviar dúvidas, sugestões ou novas ideias respondendo este e-mail. E não esqueça de visitar o blog e o Instagram, além de se inscrever no meu canal no YouTube também.
Um beijo e até a próxima news! 😘