😨 A comunicação está sabotando a sua saúde?
Talvez sim. Mas também pode ser que esteja te ajudando a viver mais e melhor!
Você sabia que as suas amizades podem fazer tão bem para sua saúde quanto uma rotina de exercícios ou uma alimentação balanceada?
Pois existem várias pesquisas demonstrando que nossas conexões sociais têm impacto significativo na longevidade e no bem-estar geral.
Uma das mais interessantes começou nos anos 1960, quando Lester Breslow e sua equipe no Departamento de Saúde Pública da Califórnia estudaram quase 7 mil pessoas para identificar os hábitos que garante uma vida longa.
Esse estudo deu origem aos sete fatores da boa saúde, conhecidos como Alameda Seven, que são a base das recomendações de saúde pública até hoje:
Não fumar,
Limitar o consumo de álcool,
Dormir bem (7-8 horas no mínimo),
Praticar exercícios,
Evitar doces e guloseimas entre as refeições,
Manter um peso moderado e
Tomar café da manhã.
Só que o estudo não parou por aí! Em 1979, alguns colegas de Breslow descobriram um oitavo fator importantíssimo para a saúde: a conexão social. E ainda há muitos pesquisadores analisando esse tema até hoje.
Achei isso tão incrível, que publiquei um vídeo sobre como a comunicação e as boas relações sociais nos ajudam a viver mais e melhor, lá no meu canal no YouTube. Vai lá assistir para entender os detalhes.
Mas, resumindo, há dados de que pessoas que se relacionam bem, têm mais longevidade e muito menos risco de desenvolver doenças contagiosas ou problemas mais graves, como diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares.
Até encontrei outro estudo mais recente, que nem citei no vídeo, com análises feitas durante a pandemia. Eles concluíram que ter laços fortes, tanto com círculos próximos quanto com grupos mais amplos, está associado a níveis mais baixos de ansiedade e depressão, além de um bem-estar geral superior.
E você deve estar se perguntando por que os laços sociais têm tanto impacto…
Pois a nossa história evolutiva oferece uma pista.
Para os primeiros humanos, a integração social era indispensável. Assim, ficamos com essa herança que faz o isolamento ativar reações fisiológicas que podem prejudicar a nossa saúde. Afinal, precisávamos (muito!) estar em grupos para sobreviver.
Ou seja, querida pessoa…
Cuidar das amizades e dos vínculos familiares é fundamental para uma vida longa e saudável. Portanto, invista no desenvolvimento das suas habilidades de comunicação para manter seus relacionamentos fortes.
Quer viver mais e melhor?
Durma bem, alimente-se bem, pratique atividades físicas, cultive amizades e beba água.
ATUALIZE
🔖 Algumas notícias da semana
OpenAI se prepara para lançar IA avançada Strawberry com foco em matemática e programação, no MSN
Starlink promete serviços gratuitos a clientes brasileiros, no Meio&Mensagem
Twitter paga pra ver e desafia ordem do STF, no Convergência Digital
Prompt da semana
Eu acredito ser muito importante aprender a lidar com inteligência artificial e tirar o melhor proveito dela para ter mais agilidade nas tarefas.
Então, vou começar a sugerir prompts que você poderá usar no ChatGPT ou qualquer outra ferramenta que preferir. É só incluir suas informações e ver as inspirações que ele te dá.
Gosta de ideia?
Então, aqui vai a minha primeira sugestão… espero que seja útil!
Elabore uma lista de objeções ou preocupações principais que os clientes em potencial possam ter em relação ao nosso produto/serviço dentro do nosso público-alvo. Desenvolva refutações ou soluções eficazes para superar essas objeções e inclua frases e argumentos específicos para lidar com essas objeções. Produto/serviço: [inclua seus detalhes aqui] Público-alvo: [inclua informações detalhadas]
DESFADIGUE
🎥 Nova temporada para curtir no FDS
Eu não sei você, mas eu sou apaixonada pelo universo de Senhor dos Anéis e estou muito feliz pela série Anéis do Poder ter voltado à Amazon Prime, depois de dois longos anos de espera. Confesso que achei a primeira temporada um tantinho “fraca” (o que você achou?), mas ainda assim estou ansiosa para assistir. Está na minha agenda dessa sexta à noite! 🙃
EXPLORE
🤖 Biblioteca de documentos jornalísticos
Se você gosta de jornalismo investigativo, acho que vale a pena conhecer o Google Pinpoint. Lá, jornalistas analisam grandes volumes de documentos, como PDFs e transcrições. Ele organiza automaticamente as informações e facilita a identificação de padrões e conexões relevantes, tornando o trabalho de análise mais eficiente. Dá uma olhadinha aqui para ver alguns exemplos, acessando com sua conta Google, é bem legal!
ME CONTA SE GOSTOU?
Ei, espero que você esteja gostando do que ofereço nas newsletters. Como sempre, sinta-se livre para falar comigo. É só enviar dúvidas, sugestões ou novas ideias respondendo este e-mail. E não esqueça de visitar o blog e o Instagram, além de se inscrever no meu canal no YouTube também.
Um beijo e até a próxima news! 😘